Petrópolis busca Hospital Público Veterinário com apoio de Lei Estadual
22/10/2025
(Foto: Reprodução) Petrópolis consegue aprovação para Hospital Veterinário Público
Divulgação
A cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio deu um passo importante para tentar viabilizar a criação de um hospital público veterinário. A proposta foi aprovada com 27 votos durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, nesta terça-feira (21) e agora está apta a se candidatar ao Programa de Incentivo à Saúde Animal, criado por lei estadual em 2023.
Essa lei estadual de 2023, determinou a criação do Programa de Incentivo à Saúde Animal. E através desse programa, o estado se dispõe em apoiar o funcionamento de hospitais públicos veterinários regionais, para atendimento gratuito de cães, gatos e outros animais domésticos, em todo o estado do Rio de Janeiro.
Além disso, há uma lei municipal aprovada em 2021 que estabeleceu as bases para a criação de um hospital público veterinário e postos de atendimento veterinário gratuitos para animais domésticos e de rua aqui na cidade.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
Essas unidades também teriam uma farmácia própria para distribuição gratuita de medicamentos para os animais atendidos, desde que cadastrados junto ao governo municipal. Com a aprovação do conselho, a proposta está apta a se candidatar para receber o incentivo fiscal estadual.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O incentivo previsto no programa pode ser recebido através dos recursos financeiros para a construção de novas unidades, adaptação ou ampliação de unidades já existentes e o custeio do funcionamento de cada unidade.
Em nota, a prefeitura de Petrópolis disse que tem todo o interesse em implementar um hospital veterinário no município. Mas, devido à calamidade financeira, isso ainda não é possível com recursos próprios da prefeitura. A atual gestão vem realizando estudos para buscar parcerias com clínicas particulares para receber os animais que necessitem de atendimento público e também busca recursos com os governos federal e estadual para suprir esta demanda.