Mutirões contra o Aedes aegypti são retomados após índice de infestação subir em Campos
25/11/2025
(Foto: Reprodução) Mutirões contra o Aedes aegypti são retomados após índice de infestação subir em Campos
Secom Campos
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) retomou os mutirões de combate ao Aedes aegypti após o último Levantamento de Índice Rápido (LIRAa) apontar taxa de infestação de 4,4% em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, acima do limite recomendado pelo Ministério da Saúde.
A ação reforça o trabalho nos bairros com maior risco para reduzir focos do mosquito e prevenir doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
As equipes de endemias vão passar por 21 bairros. Os agentes vão vistoriar imóveis, eliminar criadouros, recolher materiais que acumulam água, instalar telas em caixas d’água e orientar os moradores. Em algumas áreas, será feita pulverização para diminuir a presença de mosquitos adultos.
📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp.
Nos primeiros mutirões, realizados nos bairros Califórnia, Sumaré, XV de Novembro e Lapa, os agentes vistoriaram 1.548 imóveis. Ao todo, foram feitos 481 tratamentos com larvicida, eliminados 27 focos, recolhidos 86 pneus e 51 sacos de lixo, além da instalação de telas em quatro caixas d’água.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Segundo o CCZ, 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das residências, em locais como vasos de plantas, bandejas de geladeira, bebedouros de animais, garrafas, lixo acumulado e pneus. O órgão reforça que a população deve vistoriar o quintal ao menos uma vez por semana e eliminar qualquer ponto com água parada.
Os mutirões acontecem sempre às quintas e sextas-feiras e seguem até o dia 19 de dezembro, passando por bairros como São José, Julião Nogueira, Donana, Goitacazes, São Clemente e Turf Club.