Estudantes da rede estadual lançam livro em tarde de autógrafos no Rio
20/11/2025
(Foto: Reprodução) O evento, realizado no Espaço Centro Cultural Veneza, na capital fluminense, contou com uma tarde de autógrafos que reuniu mais de 400 pessoas
Divulgação
Estudantes da rede pública do estado do Rio de Janeiro participaram, nesta terça-feira (18), do lançamento de um livro com textos produzidos por alunos de diferentes regiões.
O evento, realizado no Espaço Centro Cultural Veneza, na capital fluminense, contou com uma tarde de autógrafos que reuniu mais de 400 pessoas entre professores, familiares e os 33 estudantes-autores selecionados.
📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Entre os jovens escolhidos estão três representantes da região de Campos dos Goytacazes
Davi de Andrade, do Colégio Estadual Benta Pereira, autor da poesia “O silêncio das madrugadas nas cidades”;
Lázaro Campos Dias, do Colégio Estadual Barão de Macaúbas, em São Fidélis, com o conto “Em busca de sentido para a existência”;
Luana Souza da Silva, do Colégio Estadual Visconde de Quissamã, em Quissamã, com a crônica “A sombra da saudade”.
O estudante Davi de Andrade Altro comemorou a seleção do poema inspirado em suas noites assistindo séries e jogando videogame.
“Fiquei em choque quando a professora me avisou na escola que eu tinha ganhado. Foi muito massa! Cheguei em casa, contei para a minha mãe e para a minha irmã e elas ficaram super orgulhosas”, disse.
A programação incluiu rodas de conversa literárias, homenagens, entrega de exemplares impressos e o anúncio do e-book com todas as produções do projeto, editado pelo Grupo Eureka.
A iniciativa faz parte do programa Educação do Amanhã, da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), e busca incentivar leitura e escrita, recompor aprendizagens e fortalecer a autoestima dos estudantes.
Durante a cerimônia, a subsecretária de Gestão de Ensino da Seeduc-RJ, Joilza Rangel, destacou o impacto da iniciativa.
“Mais do que lançar um livro, celebramos acolhimento, reconhecimento e autoestima. A presença das famílias mostra que estamos plantando uma semente de transformação que vai muito além da escola”, afirmou.
O projeto foi lançado em maio e contemplou três categorias: poesia (Ensino Fundamental Anos Finais), conto (Ensino Médio) e crônica (Educação de Jovens e Adultos – EJA). O processo de seleção envolveu etapas escolares, regionais e estaduais, até chegar aos 33 finalistas.
Segundo a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa, o resultado expressa a diversidade cultural do estado e valoriza o protagonismo juvenil.
O Projeto Alunos Autores contou com a participação das 14 Diretorias Regionais da rede estadual, incluindo Metropolitanas, Norte Fluminense, Serrana, Baixadas Litorâneas, Centro-Sul, Noroeste e Sul Fluminense.