Espetáculo 'Voz Surda' encerra temporada no Sesc de Campos com reflexão sobre opressão e poder; nesta sexta
06/12/2024
Peça da Cia Coletivo Sem Órgãos, inspirada em 'As Criadas' de Jean Genet, aborda as complexas relações entre empregador e empregado na sociedade atual. Trama gira em torno de dois empregados que planejam matar o patrão.
Divulgação / Cia Coletivo sem Órgãos
O teatro do Sesc de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, recebe nesta sexta-feira (6), às 19h, a última apresentação do espetáculo “Voz Surda”, da Cia Coletivo Sem Órgãos.
A peça, que tem feito sucesso pela abordagem intensa e crítica, mergulha nas relações de poder entre oprimidos e opressores, um tema cada vez mais debatido no Brasil atualmente.
Com direção de Rodrigo de Todos os Santos, o espetáculo é uma dramaturgia autoral que se inspira livremente na peça “As Criadas”, de Jean Genet. A trama gira em torno de dois empregados que, em um cenário de opressão e submissão, planejam matar o patrão. No jogo psicológico, os funcionários imitam os gestos e comportamentos do chefe.
O nome do espetáculo faz referência ao conceito apresentado pela filósofa Gayatri Spivak em seu artigo “Pode o subalterno falar?”, no qual ela argumenta que muitas vezes a voz do oprimido é manipulada pelo opressor, criando uma falsa sensação de liberdade de expressão.
Serviço:
Espetáculo: Voz Surda
Data: 06 de dezembro | 19h
Local: Sesc Campos – Avenida Alberto Torres, 397 - Centro, Campos/RJ