Conselho flagra reutilização de materiais e medicamentos vencidos em castra móvel de Búzios
24/10/2025
(Foto: Reprodução) Castra móvel de Búzios foi flagrado reutilizando materiais e medicamentos vencidos.
CRMV-RJ
Uma fiscalização realizada no início do mês de outubro e divulgada nesta quinta-feira (23) pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) identificou irregularidades no, castra móvel administrado pela Secretaria Municipal da Causa Animal e Agricultura de Búzios.
Entre os itens encontrados estavam traqueo tubos descartáveis, utilizados para intubação de animais, embalados para esterilização e possível reutilização, além de medicamentos vencidos e seringas sem identificação.
Conforme o Crmv-RJ, os traqueo tubos são de uso único, e sua reutilização representa risco sanitário, podendo causar contaminação cruzada entre os animais atendidos.
📱 Siga o canal do g1 Região dos Lagos no WhatsApp.
Durante a vistoria, também foram encontrados frascos de isoflurano e cloridrato de lidocaína vencidos, além de seringas com substâncias diluídas e sem rotulagem, o que impossibilita a verificação do tipo, da validade e da procedência do medicamento.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
A fiscalização, realizada no último dia, constatou ainda a ausência de documentos obrigatórios, como o Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (Pgrss), e a falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) com o endereço e o período de funcionamento.
Ainda segundo o Crmv-RJ, o veículo também não possuía emplacamento junto ao Detran-RJ e apresentava estrutura inadequada para o manejo de felinos, com janelas pequenas e sem área externa cercada.
Medicamentos vencidos no castra móvel de Búzios
CRMV-RJ
O castra móvel estava estacionado no bairro São José, com previsão de permanecer no local por 30 dias, e realiza campanhas de castração de cães e gatos sob gestão da Prefeitura.
No momento da fiscalização, foi identificada uma médica-veterinária no local, acompanhada por estagiários. A profissional será convocada para prestar maiores esclarecimentos ao Crmv-RJ.
Diante das irregularidades, o Crmv-RJ determinou o descarte imediato dos produtos vencidos e dos materiais descartáveis, além da apresentação de documentos que comprovem as medidas corretivas adotadas.
O Conselho informou que continuará fiscalizando campanhas públicas de castração para garantir segurança e ética nos atendimentos veterinários.
Em nota, a Secretaria Municipal da Causa Animal e Agricultura confirmou a fiscalização do CRMV-RJ e afirmou que os medicamentos vencidos e traqueo tubos encontrados estavam separados em uma caixa de descarte, conforme determina a legislação. A pasta informou ainda que todas as exigências apresentadas pelo Conselho foram atendidas e que o castra móvel continua funcionando normalmente, ainda no bairro São José.
Segundo a Secretaria, o projeto já contabiliza mais de 450 castrações e 300 atendimentos clínicos. Todos os animais passam por triagem veterinária antes dos procedimentos, e quando necessário, são realizados exames de sangue.
O órgão destacou que o programa é contínuo e busca ampliar o controle populacional de cães e gatos com acompanhamento técnico veterinário.