Campos e Teresópolis ganham Posto Avançado de Ajuda Humanitária para agilizar resposta em caso de desastres
16/01/2026
(Foto: Reprodução) Campos e Teresópolis ganham Posto Avançado de Ajuda Humanitária
A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro implantou, a partir desta quinta-feira (15), Postos Avançados de Ajuda Humanitária em Guarus, Campos dos Goytacazes, que atende as regiões Norte e Noroeste Fluminense, e no 16º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Teresópolis, responsável pelas regiões Serrana I e II.
A medida tem como objetivo agilizar o atendimento à população nas primeiras horas após a ocorrência de desastres, período considerado crucial para salvar vidas e reduzir danos.
Os postos funcionam como depósitos avançados de pronta resposta, permitindo que colchões, kits dormitório e outros materiais cheguem rapidamente às áreas afetadas enquanto o apoio logístico de maior porte é mobilizado pelo centro de distribuição da Defesa Civil estadual.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
A estratégia prevê a instalação de contêineres logísticos em unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), escolhidas com base em critérios técnicos e localização estratégica, o que reduz o tempo de resposta e garante o suporte inicial em situações de emergência.
Cada posto avançado é composto por contêineres padronizados de seis metros, equipados com 102 colchões e 102 kits dormitório, contendo cobertor, lençol, fronha e travesseiro.
De acordo com a Defesa Civil, os materiais garantem condições mínimas de acolhimento às pessoas desalojadas ou desabrigadas e reforçam a capacidade de resposta rápida em situações de emergência.
Estruturas da Defesa Civil atendem regiões Norte, Noroeste e Serrana do RJ.
Defesa Civil