Caminhada e operação especial marcam Dia de Santo Amaro, padroeiro da Baixada Campista
15/01/2026
(Foto: Reprodução) Baixada Campista celebra 293ª Festa de Santo Amaro
A celebração do Dia de Santo Amaro, nesta quinta-feira (15), é considerada uma das manifestações religiosas mais tradicionais da região.
Na noite de quarta-feira (14), devotos deram início à Caminhada de Santo Amaro, uma romaria de cerca de 40 quilômetros que sai do Centro de Campos dos Goytacazes , Norte Fluminense até o distrito da Baixada Campista, reunindo fiéis em um percurso marcado por fé, agradecimentos e pagamento de promessas.
Para dar suporte aos romeiros ao longo do trajeto, a organização montou quatro pontos de apoio em trechos estratégicos da estrada. O primeiro foi instalado no Comando de Polícia Rodoviária (CPRv), no Parque Tropical. Os demais ficam nas localidades de Mineiros, Baixa Grande e próximo à chegada ao distrito de Santo Amaro.
📱 Siga o canal do g1 Norte Fluminense no WhatsApp.
Caminhada Dia de Santo Amaro.
Yuri Ramos
Caminhada
Ascom / Campos dos Goytacazes
Por conta da programação da 293ª Festa de Santo Amaro, a RJ-216 foi interditada no trecho que passa pelo distrito. A medida faz parte de uma operação especial de trânsito voltada à segurança viária e à organização do fluxo de veículos.
A previsão é de que a rodovia seja liberada ainda nesta quinta-feira (15), após o encerramento do show programado para a localidade.
A operação mobiliza cerca de 100 agentes entre o fim da tarde desta quinta e ao longo do dia.
Ao todo, 11 viaturas dão apoio à ação, sete carros e quatro motocicletas, distribuídas em pontos como a Curva de Donana, Praça de São Gonçalo, Campo Limpo, Mussurepe, Santo Amaro e Farol de São Tomé, com o objetivo de orientar romeiros e motoristas e garantir a segurança em toda a área de maior circulação.