Histórico

A Associação Comunitária de Rádio Macabu Livre tem como sigla ACRML e denominação fantasia MODELO FM, é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, de caráter cultural e social, de gestão comunitária, composta por número ilimitado de associados e constituída pela união de moradores e representantes de Entidades da comunidade atendida, para fins não econômicos do município de Conceição de Macabu/RJ, com sede na rua Esmeralda Alfenas da Fonseca nº 96 – fundos 2° andar – Paraíso.

A Associação Comunitária de Rádio Macabu Livre, CNPJ n°06.182.524/0001-27, tem por objetivo executar serviços de radiodifusão comunitária, dentre outros.

Histórico da rádio:

A radialista Jô de Azevedo, sempre teve o sonho de ver uma emissora de rádio voltada para a comunidade, sem discriminação de raça, religião, condição sócio-econômica, ideologia político-partidário, etc., tendo e dando liberdade de expressão e pluralidade de opiniões, coisa que até então, não ocorria no meio de radiodifusão em Conceição de Macabu. Surgindo assim, a idéia de implantar uma rádio comunitária licenciada no município, uma rádio que fosse o diferencial e um marco na comunicação de Conceição de Macabu.

Numa dessas coincidências do destino, foi publicado no Diário Oficial da União-DOU no dia 28/01/2004 o edital do Ministério das Comunicações concedendo um canal para Radiodifusão Comunitária FM em Conceição de Macabu/RJ e um aviso que os interessados deveriam cadastrar-se para concorrer. A partir daí, a radialista Jô de Azevedo começa compartilhar seu sonho com membros da comunidade e representantes de entidades locais, buscando e encontrando apoio necessário em vários segmentos da sociedade para sua iniciativa de concorrer ao canal de FM disponibilizado pelo Ministério das Comunicações.

Logo após a manifestação de apoio coletivo de milhares de pessoas e de várias Entidades representantes de classe, dentre elas a APAE, Assoc. de São Domingos, IPASCOM, Assoc. de Moradores da Vila Nova, Sind. Rural e Agropecuário, PESTALOZZI, 1ª Igreja Batista, ACIACOM, Asilo Santo Antônio, Colégio Tobias Tostes Machado, Colégio Estadual da Bocaina, Rotary Clube, Clube da 3ª Idade, Jô de Azevedo contrata a empresa LATITUDE 22 especializada em engenharia e  projetos para redes de rádio e televisão junto a ANATEL e Ministério das Comunicações, para que houvesse a real oportunidade de requerer a permissão de prestar o serviço de RadCom em Conceição de Macabu.

Com isso, foi criada a Associação Comunitária de Rádio Macabu Livre, comprometida em ser um modelo de gestão em radiodifusão comunitária e uma emissora livre de vínculo político, religioso, etc; para através de um trabalho sério e responsável servir de elo à integração com a sociedade. Consequentemente a senhora Jocenilda de Azevedo Gomes, passou a ser sócia fundadora e idealizadora da rádio MODELO FM.

São sócios fundadores da ACRML – MODELO FM:

Marcos Pereira da Silva, Jocenilda de Azevedo Gomes Pereira, Jocenir de Azevedo Gomes, Luzia Pereira da Silva, Cenilcia Rosa de Souza, Elaine Pereira da Silva, Gilmar de Souza Correia e Maria Lúcia Ferro.

Embora constituída e fundada em abril de 2004,  a MODELO FM 87,9 entrou em operação em 29 de setembro de 2007, seguindo todo um trâmite processual.

Veja a síntese do caminho percorrido até aqui pela MODELO FM 87,9:

28/01/2004 – Publicação no Diário Oficial da União de um canal de Rádio Comunitária em FM disponível para Conc. de Macabu-RJ.

22/03/2004 – Jô de Azevedo contrata a empresa LATITUDE 22 especializada em projetos para redes de rádio e televisão junto à ANATEL e Ministério das Comunicações para orientá-la como requerer a permissão de prestar o serviço de radiodifusão comunitária no município.

25/03/2004 – É constituída e fundada a Associação Comunitária de Rádio Macabu Livre ( MODELO FM ).

01/04/2004 – O Ministério da Fazenda/Secretaria da Receita Federal libera o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

29/04/2004 – É enviado para o Ministério das Comunicações o requerimento pedindo autorização para executar o serviço de radiodifusão comunitária em Conceição de Macabu, juntamente com toda documentação necessária.

Obs.: enviado com manifestação de apoio incondicional de milhares de pessoas da sociedade macabuense.

29/07/2005 – Apresentação do Projeto Técnico junto ao Ministério das Comunicações.

Obs.: neste período os senhores Márcio Gleik Marques e Roberto Marcelino Medeiros Bessa passaram a fazer parte da diretoria da MODELO FM, sendo atribuído a eles respectivamente o cargo de Diretor Administrativo e Diretor Operacional.

26/10/2006 – Publicado no Diário Oficial da União – Outorga Autorizando a Associação Comunitária de Rádio Macabu Livre – MODELO FM a executar pelo prazo de 10 anos o serviço de radiodifusão comunitária em Conceição de Macabu.

14/12/2006 – Publicado no Diário Oficial da União despacho do Presidente da República através da mensagem nº 1.083 , de 13 de dezembro de 2006.

02/01/2007 – Apresentação da mensagem nº 1.083 ao Congresso Nacional.

11/03/2007 – Realização de Bingo beneficente a MODELO FM.

Obs.: bingo com a participação direta e indireta de mais de três mil pessoas.

31/03/2007 – Realização de um grande baile beneficente a MODELO FM.

Obs.: logo em seguida começa a aquisição dos equipamentos para montar o  estúdio de transmissão e o sistema irradiante (kit de transmissão).

31/05/2007 – Publicado no Diário Oficial da União Ato nº 65.235 de 30 de maio de 2007 – ANATEL, resolve outorgar autorização de uso de radiofreqüência, em caráter provisório à Associação Comunitária de Rádio Macabu Livre em Conc. de Macabu-RJ.

29/08/2007 – Chega a licença para funcionamento de Estação de Radiodifusão Comunitária – a MODELO FM é autorizada a funcionar provisoriamente.

29/09/2007 – Depois de 3 anos e 6 meses de trâmite processual é inaugurada a FM Oficial de Conc. de Macabu, coroando o esforço, a dedicação, a perseverânça em busca de um ideal.

A inauguração da emissora MODELO FM era aguardada com grande expectativa pela população macabuense; funcionando 21 horas por dia, com uma programação dinâmica e independente, sem discriminação de raça, sexo, condição social, religião e convicções político-partidárias, servindo de elo à integração rádio-comunidade, sendo assim, um marco e diferencial na comunicação do município.

15/11/2007- A MODELO FM recebe Certificado de Destaque do ano no ramo de emissora de rádio, emitido pela Publistar Promoções e Eventos por haver sido consagrada em primeiro lugar na pesquisa de opinião pública realizada nesta cidade.

30/12/2007 – Realização do 2º Bingo beneficente à MODELO FM.

Obs.: um dos maiores bingos já realizado em toda região, tanto pela participação de milhares de pessoas, como pelos prêmios distribuídos.

15/01/2008 – Começa a aquisição de equipamentos para montar o estúdio de gravação e término da torre de transmissão da MODELO FM 87,9.

23/01/2008 – A ACIACOM ( Associação Comercial Industrial e Agropecuária   de Conceição de Macabu ) conferiu certificado de DESTAQUE DO ANO 2007 a MODELO FM 87,9 como melhor emissora de rádio, por haver sido consagrada em primeiro lugar na pesquisa de opinião pública realizada nesta cidade.

MODELO FM 87,9 a autêntica e legítima rádio comunitária do município; comunitária não apenas em sua fundação e constituição, como também, em sua essência.

Consideração Final – É importante frisar que a MODELO FM colocou sua programação no ar somente após ter sido autorizada e está com a licença em mãos, percorrendo o caminho da legalidade.

No caminho percorrido até aqui, conseguimos envolver e mobilizar milhares de pessoas direta e indiretamente, desde o cidadão comum à empresários, comerciantes, autoridades, amigos e familiares; envolver toda uma comunidade em torno de um ideal, por isso, somos de direito e de fato a autêntica e legítima rádio comunitária do município.

MODELO FM 87,9 “a rádio que toca você.”

imprimir esta página...... imprimir esta página...... 344 visitas