Campos recebe guichês de atendimento da Justiça Eleitoral para o cadastro de biometria
15/04/2024
Atendimento será em shopping da cidade até quinta-feira (18). Cadastro de biometria itinerante começa nesta terça-feira em Campos dos Goytacazes
acervo
Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, vai receber guichês de atendimento da Justiça Eleitoral Itinerante para o cadastro da biometria dos eleitores do dia 16 a 18 de abril na cidade.
O atendimento vai acontecer no Boulevard Shopping Campos, que fica na Avenida Doutor Sílvio Bastos Tavares, 330, Parque Rodoviário, das 11h às 17h.
A coleta dos dados biométricos é rápida e gratuita. Para fazer o atendimento, é preciso levar documento oficial com foto e comprovante de residência.
O eleitor pode consultar no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) se tem ou não a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.
A cidade tem cerca de 120 mil eleitores(as) sem biometria, número que representa 32% do eleitorado total.
Eleitoras e eleitores têm até o dia 8 de maio, data do fechamento do cadastro eleitoral, para fazer a biometria, tirar primeira via do título de eleitor, regularizar a situação do documento ou alterar dados cadastrais.
Para fazer a biometria ou outros serviços, o eleitor precisa comparecer a uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado. Os postos de atendimento do TRE-RJ funcionam nos dias úteis, das 11h às 17h.
Para tirar dúvidas sobre os serviços da Justiça Eleitoral, além de consultar a situação do título, os eleitores devem entrar em contato Pelo Disque TRE-RJ, no telefone (21) 3436-9000. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h.
Biometria
Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital.
O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.